Pesquisar este blog

quarta-feira, 19 de abril de 2017

Sofitel Copacabana Rio de Janeiro fechará para reformas.

Particularmente, sou fã da rede Sofitel. E hoje foi anunciado que a rede Accor irá fechar o Sofitel Copacabana Rio de Janeiro, um dos 5 estrelas da Av. Atlântica, para reformas.

Passei por lá em fevereiro do ano passado (2016) e realmente aparentava um certo desgaste, inclusive dava para ver da rua Francisco Otaviano, alguns apartamentos sem cortina (possivelmente já fechados para reforma). Mas, o cheiro de mofo e móveis velhos já era uma constante nas avaliações do hotel.

*Imagem da cobertura do hotel tirada do site da Sofitel.
Esse hotel tem uma localização fantástica: praticamente em frente ao Forte de Copacabana. E sua localização permite acesso a pé tanto para a praia de Copacabana quanto para a de Ipanema e Arpoador. 

O interessante é que esse hotel foi motivo de ações judiciais sobre o direito de aquisição. o grupo BHG adquirira da empresa proprietária do hotel - a Veplan - que estava em recuperação judicial, o direito sobre o imóvel em 2005. Porém, a rede Accor, que era locatária do referido imóvel desde 1996, entrou na justiça requerendo o seu direito de exercer preferência na compra, nos termos da Lei do Inquilinato, depositando em juízo o mesmo valor que o BHG pagou.

Somente em 2014, após decisão no Superior Tribunal de Justiça (STJ) é que o edifício passou para a propriedade da Accor que, desde então, realizou investimentos estimados em 60 milhões de dólares, aplicados em reforma, revitalização e modernizações do imóvel e suas instalações, sem nunca tê-lo fechado.

Mas, agora, anuncia que irá fechá-lo por 16 meses, a partir de 1º de maio de 2017, para uma reforma profunda e total, incluindo modernização elétrica, eletrônica e estrutural. Já não era o tempo! Com certeza irá recuperar o brilho que outrora teve como um dos melhores e mais belos hotéis de Copacabana, competindo com o Copacabana Palace em sua áurea época. Esse imóvel, com o nome Rio Palace hotel, entrou para a história do showbizz como o lugar que teve o primeiro show de Frank Sinatra no Brasil, em 1980, no mês da sua inauguração! 

O mais engraçado é que recentemente o BHG - que brigou com a Accor pela propriedade do imóvel - cedeu a administração de 26 dos seus hotéis à própria Accor, como anunciamos aqui, mostrando que o mundo dá voltas quando a gente menos espera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caso seu comentário seja sobre alguma boa dica, envie para sergiomotacruz@gmail.com que será postada. Grato!