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sexta-feira, 21 de abril de 2017

A partir de amanhã, Latam muda forma de acumular Multiplus.

A partir de amanhã, 22 de abril de 2017, a LATAM implantará as mudanças anunciadas na forma de acumular pontos Multiplus pelos participantes do Brasil.

Com esta nova forma de acúmulo, saber quantos pontos Multiplus serão acumulados em cada viagem ficará muito mais simples calcular. Porém, comparando com a forma vigente até hoje, haverá grandes perdas para os participantes (falaremos mais tarde sobre isso).

Cada categoria LATAM Fidelidade terá um número multiplicador para viagens nacionais e outro para viagens internacionais. Este número multiplicador é único e já contemplará o bônus adicional por categoria, não sendo mais calculados conforme a tarifa adquirida. 

Segue a tabela do número Multiplicador conforme a categoria LATAM Fidelidade:

*Tabela retirada do site da Latam.

Nos voos domésticos (nacionais), deve-se pegar o valor da passagem (sem a taxa de embarque ou outros valores adicionados após a escolha do trecho) e multiplicar pelo índice correspondente a sua categoria, para voos domésticos.

O exemplo que o site apresenta é de uma passagem de São Paulo para Salvador, com valor de 500 reais, adquirida por alguém da categoria Gold. Assim, irá se calcular: R$ 500,00 (valor da passagem) x 4 (índice multiplicador) = 2.000 pontos Multiplus.

Já para os voos internacionais, a coisa complica um pouco. A sistemática é a mesma, porém, o valor da passagem não é em reais, mas em dólar.

O acúmulo será feito pelo dólar, na taxa de câmbio IATA do dia (que é atualizada de segunda a sexta-feira). Para saber qual o valor aproximado em dólar da passagem, o site da Latam indica o conversor de moedas Oanda., alertando que pode haver pequenas diferenças entre a taxa apresentada por aquele site e o da IATA.

Assim, digamos que a passagem para Miami, saindo de São Paulo, custou 2.000 reais (sem a taxa de embarque ou outros valores adicionados após a escolha do trecho). O participante deve pegar esse valor, ir no site da Oanda e converter. O resultado da conversão para o Dólar é o que deverá ser multiplicado pelo índice de voos internacionais.

O exemplo que eles dão, é de uma passagem de São Paulo para Miami, comprada por 500 dólares, o trecho, e o participante pertence a categoria Gold. Assim, a multiplicação será de US$ 500,00 x 8 (índice multiplicador) = 4.000 pontos Multiplus.

Eles ainda fazem a ressalva que para os clientes das categorias Black Signature, Black e Platinum, será concedido um valor mínimo de acúmulo de 500 pontos Multiplus, e que o acúmulo máximo de pontos por trecho será de 60.000 pontos Multiplus, independente da classe do participante.

Informam ainda que para o acúmulo de Multiplus pelas companhias aéreas parceiras oneworld, as alterações dos pontos acumulados serão anunciadas no decorrer de 2017. E quanto aos parceiros Multiplus ou lojas LATAM Travel, continuarão com a atual forma de acumular.

Outra ressalva é que o valor que eles consideram para o cálculo é sem taxas de embarque, impostos, qualquer gasto adicional com excesso de bagagem, assentos Espaço+, seguro de viagem, entre outros.

Agora, vamos demonstrar quais as perdas dos participantes com essa alteração.

Tomando o mesmo exemplo dado, digamos que hoje o participante Latam (categoria base) compre uma passagem São Paulo - Salvador, pelos mesmos 500 reais. Pelo novo sistema, receberá 1.250 Multiplus (R$ 500,00 x índice 2,5). Pelo sistema vigente até hoje, se ele gastar os mesmos 500 reais na tarifa Top (que dá 1 ponto por real gasto), ganhará 1.500 pontos Elite (upgrade de categoria), e como tem bônus de 150%, receberá 2.250 Multiplus!

Ou seja, para um categoria Latam conseguir um upgrade para a categoria Gold (10.000 pontos Elite), no sistema vigente ele teria que fazer 6,66 viagens (em reais, R$ 3.333,33) na tarifa TOP. Já no novo sistema, ele terá que fazer 8 viagens, no total de R$ 4.000,00!

E se for viagem internacional, a perda é pior ainda! Se alguém da categoria Latam comprar a passagem a 500 dólares, o trecho, ele receberá 4.093 Multiplus pela tabela atual (que conta a distância voada), enquanto que pela nova sistemática, receberá apenas 2.500 Multiplus (US$500.00 x índice 5).

Ou seja, para virar Gold, antes ele já conseguiria com 3 trechos São Paulo-Miami. Agora, precisará de 4 trechos!

E o que é pior: encerraram com o bônus de classe tarifária (pelo menos até onde é explicado no site), e assim, quem paga mais caro tem o mesmo multiplicador, independente da classe. Isso significa que as classes das tarifas vão encarecer, certamente.

Se a mudança anterior, ocorrida em abril do ano passado, já causaram grandes perdas aos participantes, as atuais só se aprofundam nessas perdas. 

Espero que a Latam não caminhe na trilha feita pela American Airlines, que transformou o sistema de milhagens deles, o AAdvantage, em algo horroroso, causando enormes perdas para os participantes mas, a médio prazo, acabou por jogar os resultados do AAdvantage para negativo quanto a perda de fidelizados, que acabaram migrando para outros programas melhores. Tanto que agora, um ano depois das mudanças, a AAdvantage está fazendo diversas promoções superatraentes de bônus de milhas em viagens, mesmo com a American Airlines tendo lucros financeiros. Possivelmente, uma tentativa de conter as perdas de fidelizados do AAdvantage.

Aliás, acho que a aliança OneWorld (da qual a Latam e a American Airlines fazem parte) é que está fazendo com que suas afiliadas comecem a "sistematizar" seus programas de fidelidade de forma parecida. Será que estão caminhando para um programa de fidelidade "OneWorld" nos próximos anos? Duvido, mas não descarto.


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