Pesquisar este blog

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Vantagens e desvantagens do "Passaporte Virtual" (global entry).

Já comentamos aqui sobre a participação do Brasil no sistema Global Entry, que muitos já chamam de passaporte virtual.

Resumindo: é uma forma automatizada de entrar nos Estados Unidos sem precisar passar fisicamente pela alfândega, evitando as intermináveis filas, com atendimento automatizado em quiosques.

Apesar do Brasil ter assinado a filiação no meio do ano passado, o sistema deverá passar a funcionar para os brasileiros nesse primeiro semestre de 2016 (talvez já esteja até funcionando quando você ler essa matéria). Mas, vale a pena pagar os USD 100.00 pelo serviço? Vamos citar alguns prós e contras.

Prós: Agilidade na entrada, evitando-se as filas da alfândega; é aceito também em alguns aeroportos fora dos Estados Unidos (como Abu Dhabi, Montreal, Dublin, Saipan-Ilhas Mariana, dentre outros); acesso automatizado durante 5 anos; cria-se uma identidade americana com código federal, o que equivaleria a uma identidade de estrangeiro, não sendo necessário mais andar com o passaporte; agilidade para quem vai fazer apenas conexão nos EUA; facilidade de inscrição no SmartGate (que é o sistema similar usado pela Austrália e Nova Zelândia).

Contra: Caso não seja aceito no programa, a taxa de USD 100.00 não é devolvida; se você não viaja com frequência pode não ser interessante; a inscrição é individual, portanto, ao viajar com a família, cada um deverá ser inscrito; a entrevista para ser aceito atualmente demora meses para ser marcada após a apresentação do formulário; algumas pessoas tem digitais de difícil leitura e não podem usar o sistema.

Na nossa opinião, achamos que o principal é a quantidade de vezes que você poderá utilizar durante os 5 anos de validade da inscrição.

Quanto a negação da inscrição, nas consultas feitas indicam que caso você tenha recebido alguma multa americana ou qualquer tipo de registro criminal (tanto nos EUA quanto no Brasil), eles devem negar seu acesso ao programa.

Já em relação aos USD 100.00 não reembolsáveis, existem meios para evitar que você tenha essa perda em definitivo, caso não seja aceito. Dentre elas, é fazer a inscrição por meio dos cartões AMEX Platinum e Citibank Prestige, além do mesmo serviço oferecido aos participantes do programa de fidelidade da United, nos níveis MileagePlus Premier 1K e MileagePlus Premier Platinum (para mais informações, contate os administradores desses cartões).

A novidade é uma nova alternativa ao Global Entry: a utilização do Mobile Passport Control (MPC), que é um formulário via APP nos celulares. Por enquanto, essa facilidade está disponível apenas para cidadãos americanos e visitantes canadenses, e está em 4 aeroportos: Atlanta, Chicago, Miami e Seattle. Para quem utilizá-lo, fará todo o procedimento alfandegário, incluindo os dados do formulário azul de entrada nos EUA (o que dispensará o preenchimento do papel), sendo gerado um código criptografado Quick Response (QR), válido por 4 horas, a ser mostrado ao oficial  da alfândega, que fará apenas a identificação das digitais. Tudo isso não demorando mais do que 3 minutos, pois até a foto você apresenta através de uma selfie tirada pelo celular no aplicativo no momento em que preencheu. O ponto negativo é que se torna necessário acesso a internet (wi-fi ou rede), mas será fantástico quando for disponibilizado para outros estrangeiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caso seu comentário seja sobre alguma boa dica, envie para sergiomotacruz@gmail.com que será postada. Grato!