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domingo, 7 de fevereiro de 2016

Fotos do primeiro Airbus A350-900 XWB das Américas.

Como dito na postagem anterior, conseguimos tirar fotos do novo avião da Tam, num voo Guarulhos-Manaus, da semana passada, feito pelo nosso colaborador Jardenes Marques. Infelizmente, apenas hoje estamos tendo tempo para fazer a postagem.

 

Vemos o detalhe das janelas da cabine do piloto, com um design estilizado, se comparado a outras aeronaves. Além disso, a marca promocional de ser o primeiro de sua classe a voar nas Américas.


A configuração da classe econômica ficou no padrão 3x3x3, o que diferencia da maioria das aeronaves em rotas internacionais da Tam, que utilizam o padrão 2x5x2.

A padronização de cores também diferenciam, sendo o acabamento em azul nos assentos que ficam nas fileiras das janelas, e vermelho nos assentos do meio.

A largura dos corredores seguem o tamanho já conhecido por quem voa: muito estreito. Entretanto, a Tam manteve esse padrão para proporcionar assentos mais largos. A diferença não é tanta, mas é perceptível para os maiores: 2,5cm (quase 2 dedos de largura a mais).

Apesar de não ser possível ver na foto ao lado, mas existe um segundo bagageiro (tipo a bolsa telada para revistas e jornais) logo abaixo do assento. Assim como um pequeno apoio para os pés, que pode ser recolhido caso a pessoa não queira usar. Também há uma tomada elétrica entre cada assento, para ligar carregadores de equipamentos eletrônicos, o que permitirá que se use um notebook ou outro videogame durante toda a viagem.

As poltronas ficam a uma boa distância da situada a frente, trazendo mais conforto para passageiros com mais de 1,80m. Além disso, reclinam bastante, ideal para voos de longa duração, permitindo uma cochilada mais agradável (já que não há lugar melhor pra dormir que a Executiva ou Primeira. rsrs).
 

Outra grande diferença é o bagageiro superior (fotos acima), com um recorte que previne bater a cabeça, mas sem perder o tamanho disponível. Aliás, aparentam até ser mais espaçosos que as aeronaves hoje nas rotas internacionais da Tam, permitindo malas bem maiores do que o tamanho permitido (será que haverá uma mudança nessa dimensão em breve?). Sua abertura é supersuave, com um sistema amortizado de abertura. Entretanto, o design do teto atrapalha um pouco os leds de leitura.


 

Já na área de entretenimento (fotos acima), cada assento tem sua tela individual de 9 polegadas com uma ótima resolução de imagem. E se comunicam com os tablets e celulares por meio do APP Tam Entertainment (o qual já comentamos também).

Todavia, uma crítica a essa tela: ela é fixa e caso o passageiro da frente recline o assento, a tela também reclinará. Não conseguimos identificar uma forma de evitar isso, mas também o assento da frente não reclinou, o que impediu verificarmos qual o dano à imagem isso causa.

 A janela, assim como os jatos mais modernos lançados, tem uma dimensão superior. Assim, pode-se ter uma visão mais ampla do ambiente exterior.

E mesmo com essa dimensão maior, a proteção acústica não sofreu danos. Na verdade, a viagem é feita com menos barulho do que os voos em aeronaves mais antigas, o que contribui para um conforto como um todo.

Quanto a turbulência, não foi sentida com tanta intensidade. De acordo com as informações dadas pelo próprio fabricante, isso deve-se, dentre outras melhorias tecnológicas, à essa pontinha da asa dobrada, evitando a reverberação do atrito com o ar para todo o avião.

Na verdade, saber se isso é o que realmente influencia ou não, é difícil de saber. Mas que o voo é mais confortável, isso é palpável.

Caso você tenha viajado nesse avião na classe Executiva e tirou fotos, avise-nos nos comentários que entraremos em contato para saber como foi a sua experiência.

Fotos: Jardenes Marques.

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