Pesquisar este blog

quarta-feira, 19 de julho de 2017

Como achar rapidamente datas de passagens baratas quando os sites mostram "bugs" em alguma companhia aérea.

Hoje, 19/07/2017, muitos sites publicaram um possível "bug" da Air Europa, que oferecia passagens saindo do Brasil para Paris por até R$ 1.078,00 com taxas incluídas. Logo, alguns amigos entraram em contato para perguntar sobre quais datas estavam disponíveis (mesmo sem eu ter publicado nada). Claro que meu trabalho não permitiu eu ajudá-los muito, mas resolvi fazer esse post para ajudar quem quiser se aproveitar dessas "promoções relâmpagos" no futuro.

Eu, particularmente, evito publicar essas promoções depois de meio-dia (horário que fiquei sabendo do "bug") porque sempre tem alguém que fala "ah, o site tal publicou primeiro". Então, para evitar que fiquem fazendo essas críticas em vez de aproveitarem as informações, prefiro nem publicar, salvo se as vejo logo que saem - o que aumenta a possibilidade de se conseguir uma viagem dos sonhos com preços mais acessíveis.

A principal dica é consultar o Google Flights (ou Google Voos, na versão em português). Aviso, mais uma vez, que essa dica é para achar datas com aqueles preços promocionais divulgados (apesar desse ser um bom sistema de busca, para outras pesquisas fora de promoção eu uso outro sistema, que é um pouco mais complexo)!

O Google Flights tem uma função que você pode ver por calendário/dia ou por gráfico, caso tenha flexibilidade na viagem. E é aí que entra a oportunidade de se localizar as datas promocionais.

É só pegar qualquer uma das datas que os sites indicarem, colocar o mesmo destino e origem, e aí é que inicia a busca! Assim que aparecer a lista de passagens, você clica na data de embarque. Irá abrir não só o calendário, mas também três opções de pesquisa: 

a) "Agenda", que mostra o calendário do mês com os preços em outras datas para a mesma quantidade de dias do voo original desejado.
b) "Datas flexíveis", onde você pode ir alterando a data de partida e de chegada, aumentando ou diminuindo os dias da estadia no destino, para ver o impacto no preço naquele mês.

c) "Gráfico de preços", em que os valores são mostrados em um gráfico de 12 meses. É nesse último que ficará mais fácil de achar a viagem promocional desejada.

Como se pode ver na seta laranja, há o gráfico anual (o gráfico de colunas é mensal). Você pode ver que ele varia durante todo o ano. Quando há promoções, há quedas bruscas nesse gráfico. Então, é só posicionar para as partes mais baixas que aparecerão as colunas referentes aquele mês.

Mas, pode ocorrer que ainda não seja esse o menor preço, visto que o valor varia também com a quantidade de dias de estadia no destino. E é aí que você deverá movimentar os dados indicados na seta verde. 

Aumentando ou diminuindo os dias você perceberá que o gráfico anual vai alterando. Aí é só fazer uma nova movimentação do indicador para o mês em que o gráfico ficar mais baixo (ou para o mês que você deseja viajar).

E para melhorar a busca, você ainda pode indicar a companhia aérea que está com a promoção e/ou a classe do assento (para promoções de indicam ser business/executiva ou premium ou primeira classe).

É isso aí! Agora, você não precisará ficar buscando nos sites de passagens inserindo data a data. Você poderá fazê-lo de uma forma muito mais produtiva e com visão do ano todo!

Espero que isso ajude vocês na próxima promoção (ou "bug") que aparecer. E já alerto que em setembro sempre aparecem "bugs", não sei porquê. Pelo menos foi assim nos últimos 3 anos.

2 comentários:

  1. Cara depois desse seu post sou seu fã pelo resto da vida. Parabéns e obrigado por compartilhar esse tesouro! kkkk me empolguei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KKK. Nosso intuito é sempre auxiliar as pessoas a encontrarem alternativas para realizar sonhos de viagens ou viajarem a trabalho (mais autônomos e profissionais liberais) de forma mais barata. Espero ajudar a todos sempre!

      Excluir

Caso seu comentário seja sobre alguma boa dica, envie para sergiomotacruz@gmail.com que será postada. Grato!