Pesquisar este blog

segunda-feira, 5 de junho de 2017

Lounge da GOL em Guarulhos (Sala VIP doméstica).

Recentemente tive a oportunidade de frequentar a sala VIP da Gol no terminal doméstico de Guarulhos.

O que ficou claro foi a padronização dos dois lounges da GOL naquele aeroporto: tanto o internacional quanto o doméstico seguem a mesma linha de decoração, sendo que o doméstico aparenta ser até um pouco maior que o internacional (talvez porque todas as vezes que frequentei aquele lounge estava lotado de estrangeiros das companhias parceiras da GOL).

Como eu não havia entrado na sala VIP doméstica desde a sua reinauguração, a comparação com a sala anterior - que ficava na área externa, antes da vistoria do raio-x - ocorreu na hora. E, com certeza, essa sala ficou muito mais confortável do que a anterior.

A diferença principal entre a sala internacional e a doméstica - além do tamanho, da variedade de revistas e jornais, e da quantidade de banheiros (coisas óbvias) - está na existência de pratos quentes no lounge internacional.

Lounge GOL Doméstico Guarulhos.
 Sala VIP doméstica. Balcão de snacks, doces e sanduíches, além das bebidas quentes e sucos. As bebidas geladas (inclusive cerveja) estavam disponíveis no expositor refrigerado (à esquerda, na parede). Assim como no internacional, esse lounge oferecia vinhos, liquores, vodkas e outras bebidas "quentes" em um bar aberto bem próximo do balcão, variando apenas as marcas. Entretanto, não vi o bartender lá. (foto de junho/17) 


Lounge internacional da GOL em Guarulhos.
Balcão Premium Lounge internacional da GOL (essa foto foi tirada em maio/2017) 
Vê-se as caçarolas com as comidas quentes disponíveis para os passageiros em viagens internacionais. Essa é a única diferença entre os lounges doméstico e internacional da GOL, o que demonstra seu apreço com seus clientes que frequentam seus lounges, visto que a qualidade dos produtos são as mesmas para ambos os frequentadores. 


E o que mais me impressionou foi a possibilidade de tomar banho enquanto se espera o embarque - uma novidade que eu ainda não tinha visto nas salas VIPs do Brasil, apenas no exterior. É um benefício salutar, ainda mais para quem estava chegando do exterior depois de 10 horas de voo e teria que aguardar 3 horas em conexão para a minha cidade.

*Três chuveiros disponíveis. Ao fundo, a porta de entrada do banheiro masculino e feminino.
Banheiro masculino.

O banheiro masculino é muito bem decorado, com uma linha "clean", seguindo toda a decoração do ambiente externo. O arquiteto foi muito feliz na distribuição do espaço, tornando a área agradável, como todo o ambiente externo.

Infelizmente, por motivos óbvios, não pude tirar fotos do banheiro feminino, pois estava viajando sozinho, sem a amada. rsrs


Sala VIP doméstica da GOL, em Guarulhos.

⇚ Essa é uma das diversas salas de estar que existem no lounge. Essa fica logo após a sala de entrada e está resguardada por um biombo, tornando o local mais intimista e reservado.

Muito boa para bate-papo tomando um drink, enquanto se aguarda o embarque.      



Sala de entrada da sala VIP doméstica da GOL em Guarulhos.

Aqui, a sala de entrada do lounge, logo⇛ após o credenciamento. A mesa de centro é de muito bom gosto, com o aproveitamento de uma raiz de árvore retrabalhada. 

Nela tem uma tela com todos os voos partindo, propiciando que já na entrada você verifique quanto tempo falta para o seu voo partir.


também há outras salas, além de um belo visual da pista de pouso, mas acabei não tendo tempo para tirar mais fotos pelo motivo que explicarei a seguir.

Um ponto extremamente negativo - sob a minha ótica, é claro - foi o apuro que passei. Como disse, eu vinha de um voo cansativo internacional e ainda não tinha corrigido meu horário no relógio. Resolvi fazer um lanchinho - por sinal, tudo estava muito saboroso - e olhar o ambiente para ver todos os locais. Somente depois resolvi tirar as fotos. Quando eu estava tirando essa última foto (a da sala de entrada), resolvi olhar a tela de informação do voo e vi que meu voo estava com "última chamada".

Fui até o balcão de admissão e perguntei se ela já tinha chamado o meu voo, pois eu não havia escutado a chamada e a atendente, na maior tranquilidade falou "senhor, nós não chamamos. Para isso que tem as telas de consulta na sala". Ainda fui tentar questionar, mas a atendente ainda disse "acho melhor o senhor ir logo, pois pode perder o voo". O quê? Uma sala VIP que não faz a chamada dos passageiros para o embarque? Simplesmente, toda a boa impressão foi por água abaixo. Saí correndo e nem perguntei o nome da atendente (sempre pergunto quando ocorre algo inesperado para eventuais reclamações). 

Felizmente ainda cheguei a tempo de embarcar, mas o susto foi muito grande. Reclamei com a equipe de terra da GOL dizendo que foi a primeira vez, na minha vida, que eu entrei numa sala VIP que não anuncia os voos. Eles também acharam estranho e disseram que iriam levar o ocorrido à gerência.

Isso é um ponto muito grave, na minha opinião, pois pode ocorrer de algum passageiro acabar perdendo o voo. Lembro uma vez que estava no lounge da Lufthansa, em Frankfurt, e resolvi tomar um banho. Após eu me arrumar e ir pegar mais uma bebida, fui abordado por um atendente perguntando se meu voo era para o Brasil. Tão logo confirmei, ele perguntou se eu havia escutado a chamada e eu disse que estava tomando banho. Ele pediu mil desculpas e informou que pediria à gerência para verificar as caixas de som do banheiro, solicitando que eu o acompanhasse pois meu voo sairia em breve, levando-me até a porta da aeronave e se desculpando por eu não ter ouvido o chamado para embarque. E isso, ainda faltava meia hora pro voo.

Agora, imaginem se eu perdesse o voo. O transtorno de ter que ser relocado em outro voo, fora ter que redespachar a bagagem (não sei se ocorre isso ainda), e ainda ter que alterar a minha agenda, visto que tinha uma reunião uma hora depois da minha chegada em minha cidade. Seria, no mínimo, muito desagradável.

Assim, recomendo a quem puder ir, visitar a sala VIP da GOL, mas ficar atendo aos monitores com seu voo. rsrs. Para ter acesso ao Lounge doméstico da GOL, é necessário ser cliente Smiles nas categorias Diamante ou Ouro, ou estar viajando na classe Comfort (assentos mais espaço), ou ser cliente Elite da Delta ou Air France / KLM, ou ainda, ter cartão de crédito Platinum Smiles (meu caso). 

Caso o cliente não se encaixe em nenhum destes perfis, ainda assim ele poderá usufruir da sala VIP da mesma maneira, porém pagando uma taxa de entrada no valor de 50 dólares (aproximadamente R$ 165,00). Os valore são menores para clientes Smiles (45 dólares) ou Prata (40 dólares). O pagamento é feito diretamente na recepção do Lounge e somente com cartão de crédito internacional. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caso seu comentário seja sobre alguma boa dica, envie para sergiomotacruz@gmail.com que será postada. Grato!